Como Planejar um Casamento em Seis Meses
3 Partes:
Planejar um casamento não é nada fácil. Se a cerimônia for ocorrer em seis meses ou menos, a coisa pode ser ainda mais difícil!
As dicas abaixo podem ajudá-lo a planejar um casamento fantástico em tão pouco tempo.
Parte 1 de 3: Realizando um planejamento prévio
Parte 1 de 3: Realizando um planejamento prévio
1
Prepare-se mentalmente.
Entre no estado de espírito correto e prepare-se para o comprometimento. Comece a planejar o casamento com a cabeça aberta e flexível, pois manter-se inflexível provavelmente causará frustração e desapontamentos. Esteja pronto para adaptar a ideia que tem do casamento dos sonhos para algo de acordo com o orçamento e o prazo que possui. É necessário ser flexível, não tentar controlar tudo, ser cauteloso e ter um bom senso de humor!
* O Estellita's Cerimonial poderá te orientar quanto ao Planejamento no valor disponível.
2
Defina um orçamento e atenha-se a ele.
Esse é o primeiro passo do planejamento matrimonial e ele é ainda mais importante ao organizar um casamento em tão pouco tempo. Por conta do prazo, o dinheiro será gasto rapidamente e é necessário conferir as finanças para ver se você é capaz de pagar o casamento e se sustentar. Talvez seja necessário diminuir a escala desejada para a festa.
É possível depender do crédito, mas você deve pensar seriamente se começar a vida de casado com muitas dívidas é a melhor opção, afinal, ninguém quer passar a lua de mel declarando falência. Muitos casais jovens se divorciam por estresse financeiro, portanto, fique de olho.
3
Crie uma lista de convidados.
Determine quantas pessoas é capaz de receber com o orçamento e o espaço que possui. A lista pode influenciar o salão, assim como o salão pode influenciar a quantidade de pessoas que pode convidar. Caso tenha uma ideia logo no começo, todo o processo será mais tranquilo. Comece reunindo a lista, mas não se preocupe com os convites até ter certeza de quem deseja chamar (e pode acomodar).
4
Compre um livro de planejamento matrimonial ou faça um próprio.
Ele deve possuir um calendário e bolsos para que você guarde folhetos. Isso ajudará a organizar as ideias e armazenar as informações de contato em um único lugar. Reúna as informações de todos os fornecedores com quem conversou, além de amostras de tecidos e fotos de flores.
* Prepare uma agenda ou um caderno para registrar todo o Planejamento.- Comece a planejar assim que definir uma data! Ao cuidar de tudo desde o começo, você tem mais tempo para aproveitar o noivado e focar nos pequenos detalhes.
5
Crie uma linha do tempo com uma lista do que fazer.
Os prazos dependerão de onde você mora e do mercado matrimonial existente na região. A linha do tempo pode ser muito diferente para os casamentos planejados entre janeiro e junho. A maioria dos passos abaixo precisa ser concluída nos primeiros meses para contratar os fornecedores (Buffet, decoração, fotógrafos, etc.) a tempo caso você viva em uma cidade média. Ao planejar algo rápido, as decisões devem ser feitas logo no primeiro mês, pois você passará os outros meses afinando os detalhes e torcendo para que tudo dê certo.
6
Considere um casamento em outra cidade ou país.
Essa é uma ótima opção para curto prazo, basta ir até o lugar, casar e se divertir. Isso pode acabar custando menos no longo prazo, portanto, avalie bem as opções disponíveis. A maioria dos resorts possui tudo pronto e pode agendar diversos eventos em curto prazo sem problemas.
- A viagem o ajudará a filtrar a lista de convidados, fazendo com que apenas os melhores amigos e os familiares próximos compareçam.
- Você economizará ainda mais se o pacote incluir a festa e a lua de mel.
- As flores e o bolo normalmente estão inclusos no custo.
- Alguns hotéis em Las Vegas (EUA) são capazes de realizar casamentos adoráveis e de bom gosto. Não vá pensando que todos os oficiantes da cidade são sósias do Elvis Presley.
- Avise todo mundo com antecedência caso vá realizar o casamento em outro país. Não espere o envio dos convites e lembre todos de que o processo de retirada de passaportes pode demorar.
7
Considere um casamento casual.
Dê uma boa festa humilde em vez de uma celebração formal. Seja criativo e tente planejar algo divertido. Lembre-se de que no fim do dia você casará do mesmo jeito, portanto, não é necessário realizar aquela cerimônia chique. Pense diferente para manter a sanidade e ter um casamento mais memorável do que aqueles de pessoas que planejaram pelo dobro de tempo e gastaram dez vezes mais.
- Case em um zoológico ou safari. O estabelecimento talvez disponibilize animais enjaulados e tratadores. A noiva pode vestir um vestido casual de algodão branco e o noivo um terno cáqui. Também é possível utilizar vestimentas tradicionais com flores exóticas de decoração.
- Case no Halloween e faça uma festa à fantasia. Alugue fantasias Vitorianas (com antecedência) ou de Romeu e Julieta. Decore caldeirões e tenha gelo seco. Ninguém esquecerá da festa!
- Case na praia pela manhã e faça a festa em um restaurante local.
- Vá para as montanhas e case na neve. Em vez de vestidos e ternos, utilize equipamentos de neve temáticos brancos e pretos. Prenda flores na jaqueta de esqui e organize a festa em um alojamento.
- Encontre um veleiro e realize a cerimônia matrimonial no oceano. O barco pode aportar mais tarde para que você faça a festa em um restaurante litorâneo.
8
Escolha uma data e uma data alternativa.
Ligue para o estabelecimento escolhido e veja quais as datas disponíveis. Se demorar demais para fazer isso, você corre o risco de perder o dia desejado. Ao encontrar um lugar de que gosta e que está dentro do orçamento, reserve-o, não espere.
- Caso o local esteja fora do orçamento ou já esteja ocupado, pergunte sobre a data alternativa. Os casamentos às sextas e aos domingos são cada vez mais comuns, principalmente em cidades grandes onde há uma demanda incrível e um custo alto associado aos sábados. O estabelecimento pode oferecer as sextas e os domingos por preços menores.
- Pergunte também sobre a possibilidade de realizar o casamento pela manhã caso já haja um evento à noite.
- Seja realista. Um casamento no dia dos namorados será praticamente impossível de agendar a menos que você seja bem criativo. Os preços também aumentarão muito nessa data por conta da demanda.
- Pergunte sobre a política de ressarcimento ou cancelamento de curto prazo. Os contratos dos estabelecimentos normalmente indicam ser necessário cancelar a reserva com pelo menos seis meses de antecedência para obter o ressarcimento. Como você já está além desse prazo, tome cuidado com pagamentos adiantados. Pergunte se o contrato pode ser modificado e talvez você receba um mês extra na janela de cancelamento/reagendamento.
9
Pesquise salões de festa para ver quais estão disponíveis de acordo com o orçamento.
Considere os salões comuns, mas não ignore edifícios históricos, museus, vinhedos, galerias de arte, jardins botânicos, hotéis históricos, etc.. Os zoológicos também podem ser opções acessíveis e disponíveis em curto prazo que tornam um casamento rápido mais memorável.
- Determine se há um salão disponível no local onde está realizando a cerimônia. Isso facilitará muito o planejamento e o tornará mais acessível. Não será necessário organizar o transporte para a festa e será menos uma coisa para reservar e realizar um pagamento adiantado.
- Caso tenha dificuldade em encontrar um salão disponível, ligue para um buffet cerimonial e peça uma indicação. O buffet provavelmente o ajudará, principalmente se você for um cliente em potencial.
- Considere realizar a cerimônia próxima de um feriado grande, onde as igrejas e os salões já estarão decorados.
- É possível realizar um casamento para trinta convidados em um salão pequeno, em um jardim privado ou em um ambiente aberto. Com tão poucos convidados, também é possível levar o evento para um bom ponto fora da cidade. Considere a praia, as cidades vizinhas, os parques e os locais ao ar livre com belas vistas no estado em que mora.
10
Contrate um oficiante para conduzir a cerimônia.
Algumas religiões ou igrejas requerem que os casais compareçam em uma reunião prévia para discutir os votos, o modo com o qual o oficiante normalmente conduz o casamento e outros detalhes. Não deixe isso para a última hora, pois os casamentos religiosos normalmente são agendados com antecedência. Talvez seja necessário ser flexível caso tenha preferência por um oficiante. Caso ele não esteja disponível, peça que recomendem alguém.
11
Pense em dividir as datas.
Algumas vezes é necessário ceder. Faça uma cerimônia pequena com amigos e familiares próximos. Planeje uma festa grande com todos os amigos alguns meses após o casamento ou no primeiro aniversário. Assim, você terá um bom tempo para planejar. Essa é uma prática comum cujos benefícios incluem:
- Você pode planejar a festa em uma sexta-feira à noite sem gastar muito.
- Você não se estressará tanto e pode aproveitar mais a festa.
- Não será necessário sair no meio da festa para ir para a lua de mel.
- Você tem uma desculpa para usar o vestido de noiva novamente ou para comprar um novo vestido.
- Você comemorará duas vezes.
- Você pode realizar um casamento em outro país e ainda assim comemorar com os amigos que não podem viajar.
Parte 2 de 3: Acertando os detalhes
Parte 2 de 3: Acertando os detalhes
- 1Encontre o vestido da noiva!
- A procura pode ser divertida, mas muitas costureiras demoram a enviar o vestido. Lembre-se de que existem alterações que podem ser necessárias. Em vez de comprar um vestido sob medida, visite uma loja que possua modelos em estoque. Tente encontrar um vestido pronto que não precise ser modificado, pois não há tempo. Lembre-se disso ao experimentá-los. Aquele vestido maravilhoso não ficará tão bom na cerimônia caso caia por não ser do tamanho adequado, não é mesmo?
- Os vestidos com renda traseira cabem mais fácil e requerem menos viagens à costureira.
- Talvez seja necessário viajar para uma cidade grande para encontrar uma loja com vestidos em diversos tamanhos. Leve familiares ou amigas com as quais tem afinidade e que não dificultarão o processo. Leve também um sutiã e um par de saltos para conferir o comprimento, além de uma cinta. Se permitido, fotografe-se com o vestido.
- Lembre-se da cerimônia. Um vestido digno de princesa não combinará muito com um salão mais humilde. Quanto menor o estabelecimento, menor o vestido. Se ainda não sabe onde realizará a cerimônia, opte por um vestido mais modesto.
- Não tenha medo de comprar consignado. Caso o vestido não seja perfeito, você ainda pode remover uma boa parte dele, mas não faça uma reconstrução total a menos que esteja confortável com a costureira escolhida.
- Pergunte se alguma parente ainda possui um vestido de casamento. Os vestidos vintage tornam o evento muito mais especial. É provvel que uma mãe ou avó sinta-se honrada com você utilizando o mesmo vestido que ela e não se importe caso seja necessário alterá-lo um pouco.
- 2Decida as pessoas que deseja convidar para o casamento.
- Considere ignorar a tradição das damas de honra. Peça que apenas um casal de padrinhos acompanhe os noivos e se vista como desejar. Mesmo se você possui quatro irmãs, explique que apenas uma pessoa pode ser escolhida, portanto, peça que sua mãe a acompanhe. Não é necessário ter madrinhas, floristas, crianças levando alianças, etc. Mantenha a cerimônia simples.
- Lembre-se de que quanto mais convidados, mais dinheiro e tempo você perderá no longo prazo.
- Não pense que todos seus amigos devem estar na festa. É provável que alguns até mesmo agradeçam o fato de não serem convidados, pois o casamento consome muito tempo e dinheiro. Caso eles os amem, eles ainda ajudarão e ficarão mais motivados.
- O tempo é crucial, portanto, lembre-se de pessoas que viajarão muito apenas para a cerimônia.
- Cerque-se de pessoas positivas e solícitas. Você não tem tempo para pessoas dramáticas ou que querem ser o centro das atenções.
- 3Escolha os vestidos das madrinhas.
- Assim como o vestido da noiva, os vestidos das madrinhas podem ser trabalhosos caso sejam encomendados ou alterados. As pessoas escolhidas nem sempre ficam atentas aos prazos que você definiu, portanto, opte por vestidos práticos que valorizem os corpos. Isso a ajudará a economizar com alterações e os detalhes pequenos não serão um problema se delegados a uma boa costureira.
- Consulte lojas de departamento e de noivas para comprar vestidos prontos. Leve as madrinhas com você para que possam experimentá-los.
- Não tenha medo de vestidos diferentes. Desde que a cor seja a mesma, é possível utilizar estilos diferentes. Esse pode ser um ótimo modo de encontrar vestidos que caibam em diferentes tipos de corpos sem realizar alterações significativas.
- Considere procurar os vestidos das madrinhas fora da seção de noivas. Eles serão entregues mais rapidamente e podem ser mais baratos. Normalmente é possível parcelar o pagamento e realizar alterações.
- 4Leve os padrinhos até um alfaiate.
- É necessário tirar medidas para que os ternos sejam ajustados corretamente. Caso os padrinhos morem no interior, peça que meçam seus atributos em uma loja pequena local e repassem as medidas para a loja de sua preferência.
- Nunca permita que os padrinhos "chutem" as medidas ou que uma pessoa leiga retire as medidas.
- Peça que os padrinhos busquem os ternos alguns dias antes da cerimônia. Eles devem experimentar as roupas e os calçados imediatamente. Caso haja algum problema, a loja ainda terá um ou dois dias para realizar pequenos ajustes e entregar o terno a tempo.
- 5Encontre-se com diferentes fotógrafos.
- A maioria dos fotógrafos é ocupada, mas se contatá-los com antecedência é provável que você consiga encontrar algum disponível para a data desejada. Considere pedir que um amigo que entenda do assunto tire as fotos da cerimônia. Talvez seja necessário sacrificar as fotos posadas, pois elas requerem prática.
- Lembre-se de que um fotógrafo experiente produz imagens de qualidade não importando o clima ou quaisquer outras circunstâncias imprevistas.
- Peça recomendações de fotógrafos parceiros ou iniciantes em lojas locais de equipamentos e materiais fotográficos. É provável que os funcionários conheçam alguém que faça um bom trabalho.
- Peça para ver todas as fotos de um casamento, não apenas as melhores fotosde diversos casamentos.
- Há uma percepção de que a fotografia digital custa menos e de que as despesas gerais são mínimas, mas qualquer fotógrafo dirá que o investimento em equipamentos profissionais é muito alto e que o tempo necessário para editar as fotografias é muito mais intensivo hoje em dia. Compare o custo com a qualidade, faça perguntas e utilize uma pessoa com quem consiga comunicar-se com facilidade.
- Economize criando um acordo com o fotógrafo para receber as fotos em um CD e imprimi-las por conta própria.
- Lembre-se de que o fotógrafo possui os direitos autorais da foto, portanto, garanta que qualquer reprodução das imagens seja permitida por escrito por ele.
- Disponibilize câmeras descartáveis nas mesas da recepção. Deixe uma nota pedindo que os convidados tirem as fotos e deixem as câmeras. Lembre-os de que as câmeras não são brinquedos para as crianças.
- 6Cadastre listas de presentes em lojas.
- Diversas lojas de departamento possuem listas de casamentos. Isso também pode ser feito em lojas virtuais, o que facilita o processo para pessoas que moram em outras cidades.
- Caso vá fazer uma festa modesta, crie uma lista de presentes simples e foque-se no essencial (toalhas, talheres, louças, etc.).
- Caso tenha um orçamento maior e possa dar uma grande festa, peça presentes mais caros como cristais e pratarias.
- A etiqueta sugere que todas as pessoas convidadas para o chá de panela devem ser convidadas para o casamento. A exceção fica apenas para as cerimônias realizadas fora da cidade ou para os chás realizados por colegas de trabalho.
- Os rapazes também podem fazer chás de panelas. Caso o casal precise de muitos presentes, peça que um parente ou amigo faça uma festa ou um churrasco para o noivo e lembre-o de criar uma lista de presentes.
- Registre a lista em uma ou duas lojas. Tente pensar em lojas convenientes para amigos e familiares.
- Lembre-se de comprar cartões de agradecimento. Envie-os o mais cedo possível após receber um presente ou uma ajuda com o casamento. Você não tem muito tempo e pode esquecer-se disso depois.
- 7Encontre uma decoração ou uma florista respeitável e disponível para o casamento.
- É provável que você já tenha uma ideia de como deseja que sejam as flores da cerimônia. O ideal é possuir imagens impressas no livro de planejamento ao conversar com o profissional.
- Nem todas as flores podem ser encontradas o ano todo. Você pode acabar pagando o dobro por uma flor fora da estação que pode ser substituída por uma similar muito mais barata.
- Peça dicas para o florista para criar um casamento mais barato.
- Considere designs simples com poucas flores e fitas. Isso diminuirá muito o custo da festa! Não esqueça que as flores normalmente morrem no dia seguinte ao casamento, logo, não há muito por que gastar quantias enormes com isso.
- Não consegue encontrar um florista? Não entre em pânico, basta repensar e sacrificar algumas coisas.
- Contactar com alguns decoradores de casamento ou
- Ligue para os floristas e pergunte sobre o aluguel de plantas e sobre a confecção de corsages e boutonnieres. Veja se é possível buscar tudo na véspera do casamento para economizar com a entrega.
- Peça que os floristas preparem flores simples e firmes para os buquês (lembre-se de buscá-los na véspera do casamento e de armazená-los em água).
- O florista ainda fará grande parte do trabalho, mas você precisará correr atrás das plantas na véspera, montar tudo e devolver as plantas alugadas.
- Alguns floristas podem ver isso como uma oportunidade de fazer negócio sem precisar visitar o salão e decorá-lo.
- 8Consulte uma gráfica local e confira as opções de convites disponíveis.
- Tente escolher os modelos que não precisem de muito trabalho. Os convites com fitas e laços são fofos, mas você tem tempo de montá-los, envelopá-los, endereçá-los e enviá-los?
- A maioria das lojas de noivas possui livros de convites pré-fabricados. Tente descobrir com antecedência qual o prazo de entrega.
- Comprar convites simples em uma gráfica local pode ser a melhor opção. Com a tecnologia disponível, a maioria das gráficas pequenas é capaz de um bom trabalho. Para essas empresas, a reputação é tudo.
- 9Contate os serviços de buffet locais e discuta as opções para a festa.
- Discuta diversos menus e custos e não se esqueça de definir se oferecerá álcool ou não.
- Você oferecerá uma refeição completa? Pode ser mais barato oferecer aperitivos ou buffets, o que fará com que sobre dinheiro para as bebidas alcoólicas.
- Considere oferecer apenas cerveja, vinho e champanhe para economizar ainda mais.
- Você pode economizar cortando o álcool e oferecendo apenas café, chá ou ponche.
- Desde que a recepção não seja no horário de uma refeição, pode não ser necessário fornecer muitos alimentos. Planeje o casamento após o almoço e antes do jantar para evitar os custos com catering, afinal, os convidados já terão comido.
- Ofereça um café após a recepção com sanduíches, queijos, ponches e outros aperitivos. Contrate uma padaria para fazer os lanches e peça que alguém se voluntarie para arrumar a mesa.
- Estabeleça o que fará com as sobras, afinal, você pagou por elas. Guarde-as e congele-as ou faça uma cesta para lua de mel. Leve alguns potes e peça que alguém guarde as sobras após a cerimônia.
- Estipule um prazo para enviar a contagem de convidados para o catering ou para alterar algo no menu. Caso o orçamento saia do controle, é uma boa opção reduzir um pouco o serviço de alimentação.
- Determine se precisa de uma licença para servir álcool ou se o serviço de catering possui autoridade para isso.
- 10Contate confeitarias locais para escolher um bolo.
- Diga quantas pessoas irão ao casamento e informe se a festa será ao ar livre para que os confeiteiros possam escolher os ingredientes adequados para resistir ao clima aberto, afinal, ninguém gosta de um bolo derretido!
- 11Encontre uma banda ou um DJ.
- Caso vá contratar alguém para tocar na festa, confira com antecedência as melhores opções. Um DJ pode ser mais flexível e acessível para contratos de curto prazo. Peça recomendações e encontre-se com a pessoa para discutir a lista de reprodução.
- Se estiver planejando algo pequeno, não se preocupe em entreter todo mundo com uma dança na recepção.
- Contate universidades de música para encontrar violinistas que cobrem pouco.
- Você pode ignorar a música em cerimônias pequenas, afinal, todos se conhecerão e estarão conversando.
- 12 Comece a planejar a lua de mel.
- Compre as passagens e reserve hotéis com antecedência para economizar dinheiro. Lembre-se também que podem ser necessários meses para tirar passaportes ou vistos.
- Parte 3 de 3: Acertando os detalhes para o dia
1Obtenha uma licença de casamento.- Descubra os documentos necessários para isso. O casal precisa de cópias das certidões de nascimento? As cópias precisam ser autenticadas? Você precisa de um atestado de divórcio? Esteja a par de tudo para não encontrar problemas nessa hora crucial.
- 2Dê seguimento ao planejamento.
- Continue checando o estado de todas as coisas da festa, dos fornecedores, etc. Como o prazo é curto, você não pode deixar que ninguém perca o foco.
- 3Agende a visita ao salão de beleza para a noiva, as mães e as madrinhas.
- Não há problema em permitir que cada pessoa pague pelos próprios gastos. Não se sinta na obrigação de pagar, mas também não faça nenhuma demanda de estilo.
- 4- Faça uma lista das coisas de que precisará no dia do casamento e guarde-a no livro de planejamento.
- Adicione coisas conforme for se lembrando e discuta-as com as madrinhas ou damas de honra. Veja se elas podem ajudá-la a lembrar das coisas ou a assumir determinadas funções.
- 5Crie uma bolsa de emergência para o casamento.
- Essas são algumas coisas que normalmente são necessárias e algumas vezes são esquecidas:
- Fita adesiva. Essa é uma ótima opção para consertar rasgos, barras, manter sutiãs no lugar, etc.. As super modelos e os planejadores de casamentos profissionais sempre a utilizam.
- Espelho de maquiagem iluminado.
- Ventilador (os vestidos de casamento são incômodos e a noiva ficará com calor enquanto espera)..
- Maquiagem extra, incluindo pó e batom.
- Chinelos ou sapatos confortáveis para antes ou depois da cerimônia.
- Talco infantil para cobrir sujeiras no vestido.
- Utensílios capilares: rolinhos, laquê, baby liss, etc..
- Utensílios corporais: desodorante, perfume, sutiã, vestido, etc..
- Kit de costura com linha da cor do vestido da noiva, das madrinhas e dos ternos.
- 6Parabéns! Você deve estar preparando-se para um casamento memorável que agradará a todos. Lembre-se de que cerimônias pequenas e íntimas sempre são melhores do que as grandes e impessoais.
Dicas
- Alguns vestidos ficam prontos muito mais rapidamente, tudo d
- Alguns vestidos ficam prontos muito mais rapidamente, tudo dependerá da costureira. Caso ela diga que o vestido ficará pronto em dois meses, considere quatro meses e ainda permita-se uma janela de segurança para realizar alterações. Isso permitirá que você envie o vestido de volta caso algum erro seja cometido. Tome cuidado com vendedores que pareçam prometer demais. Se a oferta parece boa demais para ser verdade, você pode estar certa.
- Mantenha o bom humor e seja flexível. As coisas sairão erradas e você deve esperar pelo menos um grande desapontamento.
- Caso vá buscar as flores na véspera da cerimônia, peça que o florista o instrua a armazená-las. Normalmente recomenda-se manter as flores resfriadas.
- Antes do grande dia, delegue funções importantes para pessoas de confiança. Por exemplo, peça que alguém garanta que os noivos não se encontrem, que alguém chegue cedo à recepção para os toques finais, etc.. Após delegar, deixe que cada um cuide de sua função! Não tente controlar tudo e arruinar a festa. Relaxe e aproveite o casamento!
- Os casamentos com viagens não precisam ser em ilhas exóticas ou em locais distantes. Você pode realizar a cerimônia em um resort próximo. Considere um local que possa ser visitado de carro (cuja viagem não dure mais do que algumas horas) e que possa acomodar os convidados por um ou dois dias sem deixá-los pobres.
- Pense nos presentes dos padrinhos com antecedência. Como eles podem ser caros, não os deixe para o último minuto. Evite presentes personalizados para caso alguém desista da função.
- Seja realista. Talvez seja necessário realizar uma cerimônia pequena e simples. Muitas vezes, os melhores casamentos são os simples e de bom gosto, não os luxuosos e impessoais que acabam rápido demais ou são cheios de convidados desnecessários.
- Quando começar a perder a cabeça, repita para si mesmo: "Não devo pensar em mim e sim no casamento!". Não perca o foco.
- Caso vá trabalhar com um planejador, encontre um profissional respeitável e disponível. É possível que ele já esteja realizando um casamento no mesmo dia que o seu, mas ainda assim esteja disposto a ajudar. Caso isso seja impossível, peça uma recomendação.
- Ao planejar um casamento em outra cidade, lembre-se dos familiares próximos que possuem crianças pequenas. Alguns resorts proíbem crianças e muitas linhas aéreas cobram valores de adultos para elas, o que elevaria muito o custo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário