domingo, 5 de julho de 2015

LOGOMARCA E CARTÃO DO ESTELLITA'S CERIMONIAL


                             ESTELLITA'S CERIMONIAL
 
        O JEITO FORMAL DE ORGANIZAR FESTAS E EVENTOS
                      (31) 8403 5690 (Oi)
                    Email: cerimonialestellita@yahoo.com.br
                    Blog: cerimonialestellita.blogspot.com


segunda-feira, 29 de junho de 2015

COMO DECIDIR ONDE E COMO SENTAR OS CONVIDADOS



Decidir onde e como sentar os convidados

mesa decorada com flores e velas
Não saber onde se sentar faz as pessoas sentirem-se desconfortáveis. O plano de distribuição de lugares num casamento serve para incentivar a conversação amigável e honrar os convidados especiais. Entre outros motivos, se vão servir pratos diferentes, o catering necessita de saber onde e a quem vai servir o quê. Se desejam que a vossa recepção não seja um tédio, e um desconforto para todos, é melhor pensarem num plano para sentarem os convidados!

Dividir para unir

Criem uma lista com três colunas, uma com o nome do convidado, outra com o grau de parentesco (amigo do noivo, tia da noiva, etc.) e outra com uma característica e/ou interesse específico relativo a essa pessoa. Agora é só separar os convidados por mesas diferentes, segundo o grau de parentesco, e equilibrar isto com interesses ou características comuns aos convidados de cada mesa.

Mesa dos Noivos

O noivo e a noiva serão o centro das atenções, e os convidados sentados ao lado destes serão considerados convidados de honra. As opções neste caso serão: colocar uma pequena mesa para ambos os noivos (opção romântica), ou colocar uma mesa para os noivos, parentes e convidados especiais. Independente das escolhas, o noivo e a noiva devem sempre estar sentados um ao lado do outro.

Redonda ou rectangular?

Numa mesa redonda – onde se deve alternar homem, mulher -, os noivos devem estar sentados um ao lado do outro; ao lado do noivo deve estar a madrinha, o avô, a mãe do noivo, o pai da noiva, mãe da noiva, pai do noivo, avó, padrinho e a noiva. Numa mesa rectangular tradicional (a qual deve estar de frente para os restantes convidados), da esquerda para a direita, considerando 8 lugares deverão sentar-se: pai da noiva, mãe da noiva, padrinho, noiva, noivo, madrinha, mãe do noivo, pai do noivo. Numa mesa deste género, os noivos devem sempre estar no centro para que os restantes convidados os possam ver.

Meninos e meninas

Num segundo casamento, os filhos do noivo, ou da noiva poderão sentar-se na mesa dos noivos, ou próximos desta mesa com outros parentes. As meninas das flores ou meninos das alianças devem sentar-se nas mesas das crianças ou na mesa com os seus pais. No caso dos adolescentes, estes preferem estar em mesas todos juntos.

Anfitriões

Se forem os pais a pagar o casamento, estes são considerados os anfitriões; assim sendo, devem ser estes a decidir onde se senta quem. Neste caso, quem se senta à mesa dos pais é considerado convidado de honra. Também poderá existir uma só mesa de honra para ambos os pais dos noivos. A mesa dos pais deverá ser ligeiramente maior que as dos outros convidados e deve ser a mais próxima da mesa dos noivos.

Famílias à parte

No caso dos pais no noivo serem divorciados, e não terem uma boa relação, será melhor sentá-los separadamente. Deverão dar a ambas as mesas a mesma importância; o pai do noivo poderá sentar-se na mesa dos pais da noiva e a mãe poderá sentar-se na mesa dos padrinhos.

Assentar semelhanças

Aos convidados devem ser atribuídos lugares segundo experiências e interesses comuns. Numa recepção mais descontraída poderão sentar casais separados, embora nada se compare à nostalgia romântica de os casais estarem sentados lado a lado.

Solteiros

Por muito tentador que possa ser, sentarem os convidados solteiros na mesma mesa, poderá despoletar uma situação constrangedora; neste caso, optem por misturar casais com solteiros, será muito mais harmonioso.

Identificação

Preparem pequenos cartões de escolta, nos quais devem escrever o nome de cada convidado; disponham-nos numa mesa à entrada da recepção por ordem alfabética; na parte de trás de cada cartão coloquem o número ou nome da mesa correspondente a cada convidado. Poderão também optar por colocar um quadro informativo com a disposição das mesas e dos convidados. Poderão ainda ter alguém - durante o cocktail - a distribuir estes cartões, podendo posteriormente escoltar os convidados às mesas.

Identificar as mesas

Ao darem a cada mesa, um número ou um nome, deverão colocar um cartão identificativo em cada mesa, com esse nome ou número. No caso de baptizarem as mesas com números, a mesa dos noivos deverá sempre ter atribuído o número 1, ou então não ter nem nome nem numeração alguma.

Perto dos noivos

Sejam sensatos com a distribuição dos lugares. Os familiares e os amigos mais próximos não devem ser “empilhados” à volta da mesa dos noivos. Pode acontecer que estes convidados, devido ao grau de intimidade, ocupem os noivos durante toda a festa, impedindo que os noivos convivam com quem não está tão próximo deles.

Idosos

Tenham em atenção as pessoas mais idosas, estas têm mais dificuldade em ver e ouvir; tentem sentá-las em locais longe da banda; devem estar sentadas em locais mais elevados, para que possam ver e ouvir perfeitamente, podendo apreciar o melhor da festa.

Confraternizar

Não se esqueçam que ao contrário da cerimónia - onde cada família se senta em lados distintos -, a recepção do casamento serve para as duas famílias e amigos conviverem e conhecerem-se melhor; será um gesto apropriado ajudar a reflectir esta filosofia na disposição das mesas e dos convidados.

COMO ORGANIZAR SEU CASAMENTO COM TEMPO




Organizem-se com tempo

números
Para que um casamento corra sem precalces, é necessário planeamento e método. Saibam quando devem comprar o vestido, distribuir os convites, ou até quando selecionar a banda. Apresentamos um Calendário e uma check-List para vos ajudar, facilitando o trabalho de planejamento do vosso casamento. Façam este trabalho a dois, e dividam tarefas, vão ver que assim tudo vai correr bem…

1. Seis a 12 meses antes do casamento:

  • Decidam qual o tipo de casamento que pretendem; civil, religioso, formal semi-formal ou informal (casual).
  • Marquem uma data ou tentem marcar hora e confirmem se o local está disponível.
  • Determinem o orçamento que dispõem.
  • Procurem locais e reservem o espaço.
  • Reservem o oficial para a cerimônia.
  • Decidam quantas pessoas serão convidadas e comecem a desenvolver essa lista.
  • Caso optem por um casamento Católico, informem-se da paróquia onde pretendem realizar o casamento, quando e onde se dará o Curso de Preparação para o Matrimônio.
  • Procurem fornecedores de casamento, como floristas, fotógrafo e vídeo, bolo de noiva e banda.
  • Convidem as damas de honra e outros convidados de honra que pretendam que ajudem no vosso casamento, e informem-nos das datas relevantes.
  • Entrevistem fotógrafos e operadores de câmara.
  • Quando a data, altura do dia, localização, estilo, e nível de formalidade do vosso casamento tenham sido determinados, comprem o vestido de noiva, indumentária do noivo, sapatos, e acessórios.

2. Três a seis meses antes do casamento

  • Devem dirigir-se três meses antes do casamento à Conservatória do Registo Civil, dando assim início ao processo de casamento.
  • Decidam o que pretendem receber como prendas e façam as listas de casamento nas lojas que pretendem.
  • Comecem a planear a lua-de-mel. Destinos populares durante a época alta poderão ter de ser marcados com três a seis meses de antecedência.
  • Façam uma consulta de rotina, marquem análises ao sangue e exames físicos que considerem pertinentes. Não se esqueçam de ver se precisam de vacinas específicas necessárias para o local onde vão passar a lua-de-mel (exemplo, continente africano).
  • Comprem as alianças, permitindo o tempo necessário para gravar, caso assim o desejem.
  • Finalizem a lista de convidados.
  • Entreguem para impressão os convites ou mandem faze-los à mão, caso assim o desejem.
  • Façam a escolha final dos fornecedores do casamento, e assinem os contratos. Notem que os fornecedores de casamentos são muito requisitados em certas alturas do ano, e alguns têm de ser reservados com um ano de antecedência.
  • Planejem o ensaio do casamento, e combinem com o oficial de cerimônia.
  • Reservem quartos de hotel caso tenham convidados de fora.
  • Marquem a acomodação para a vossa noite de núpcias, caso seja diferente da de lua-de-mel.
  • Contratem o transporte para os noivos e caso necessário, para os convidados.
  • Discutam e finalizem os deveres dos convidados de honra.
  • Comprem as passagens de avião, hotel e transporte para a lua-de-mel.

3. Dois a três meses antes do casamento

  • Enviem os convites de casamento.
  • Enviem os convites para o jantar de ensaio, caso desejem que estes sejam enviados separadamente.
  • Finalizem os detalhes dos fornecedores, floristas, fotógrafo, bolo de casamento, e banda.
  • Finalizem os detalhes da cerimônia com o oficial do casamento.
  • Finalizem os detalhes do jantar de ensaio do casamento, caso o pretendam.
  • Marquem massagens profissionais para a manhã do casamento para vocês.
  • Marquem cabeleireiro, manicura, pedicura para a manhã do casamento.
  • Comprem os presentes para oferecer no dia do casamento.

4. Quatro a seis semanas antes do casamento

  • Comecem a escrever as notas de agradecimento para enviar relativamente aos presentes de casamento recebidos.
  • Componham, desenhem e imprimam o programa de cerimônia, caso necessário.
  • Confirmem todos os contratos com os fornecedores que vos vão realizar o casamento.
  • Façam as provas finais do vestido de noiva e traje do noivo, bem como o das damas de honor.
  • Façam as provas das comidas do menu de recepção, e peçam um exemplo dos centros florais à florista.
  • Façam as mudanças necessárias nas contas do banco caso o desejem, seguros, e outros documentos legais.
  • Preparem os anúncios do casamento para jornais, revistas, se desejado.
  • Selecionem os presentes para oferecer um ao outro no dia do casamento.
  • Confirmem o ensaio da cerimônia com o oficial, e toda a festa de casamento.

5. Duas semanas antes do casamento

  • Reconfirmem todos os preparativos relativos ao casamento.
  • Telefonem aos convidados que não responderam ao convite de casamento, para saber se eles tencionam comparecer ao casamento.
  • Planejem e finalizem o plano para sentar, os mapas das mesas dos convidados durante a recepção e durante a cerimônia.
  • Façam um corte de cabelo.
  • Façam um tratamento facial.
  • Façam limpeza de dentes e consultem um higienista oral.
  • A noiva deve visitar o salão para um ensaio de maquiagem e de penteado e experimentar o véu ou peças que use no cabelo, com o penteado. Deve ver o penteado e maquiagem com a mesma luz que vai estar na cerimônia e na recepção do casamento. Deve tirar uma fotografia para usar como referência para o cabeleireiro e maquiador usar no dia do casamento. Faça também uma estimativa do tempo necessário à maquiagem e penteado para programar a manhã do casamento.
  • Vão buscar a  licença de casamento.
  • Vão buscar os anéis e alianças de casamento à joalheria.
  • Voltem a reconfirmar todos os preparativos para a lua-de-mel.

6. Durante a semana antes do casamento

  • Comuniquem o número final de convidados e ao local de recepção.
  • Façam as malas para a lua-de-mel.
  • Juntem e preparem todos os elementos das indumentárias.
  • No dia antes do casamento, façam uma pedicura e uma manicura.
  • Tenham a certeza que vocês ou os vossos pais tem todas as ofertas preparadas para os convidados, e os cheques prontos para os pagamentos a fazer no dia.
  • Caso tenham planejado um jantar de ensaio, façam-no antes do dia do casamento.
  • Façam o ensaio da cerimônia do casamento.
  • Na véspera do casamento vão para a cama cedo!

7. O dia do casamento

  • Façam uma massagem relaxante.
  • Façam os penteados e maquiagem.
  • Vistam as diferentes indumentárias, como o vestido de noiva, o smoking.
  • Cheguem ao local da cerimônia a tempo!
  • Focalizem-se no desfrutar do dia e em mais nada, afinal é o vosso dia!

8. Depois do casamento

  • Durante a lua-de-mel, escrevam aos vossos pais a agradecer. Um ramo de flores a ser entregue na casa dos vossos pais seria um gesto ideal.
  • Comecem a escrever cartões de agradecimento aos vossos convidados.

COMO ESCOLHER O VESTIDO DE NOIVA



Como escolher um vestido de noiva de baile

Vestido de noiva de baile
Os vestidos de noiva com silhueta de baile, também conhecidos como silhueta de princesa, são vestidos intemporais e muito procurados hoje em dia. Este estilo de vestido de noiva começou com a Rainha Victória e o seu famoso vestido de noiva de baile. E como escolher um vestido de noiva com corte baile e como saber se é o indicado para si?

O vestido de baile é um vestido que tem a parte superior justa ao corpo e na parte inferior uma saia rodada com bastante volume que vai pelo menos até aos tornozelos. Este tipo de silhueta é especialmente indicado para ocasiões mais formais. Estes vestidos de noiva ficam particularmente bem a noivas de peso médio, ou noivas altas, porque a silhueta corta a meio o corpo, criando a ilusão de menos altura.
Num casamento de inverno, um vestido de noiva com silhueta de baile é normalmente conjugado com uma estola. Geralmente também combina bem com joias mais opulentas, ao estilo dos grandes bailes de gala.
Os vestidos de noiva com esta silhueta são excelentes “camufladores” de alguns problemazitos como uma barriguita mais saliente, umas coxas mais largas ou até um busto proeminente. De acordo com cada tipo de silhueta feminina, o vestido de corte de baile pode ser mais ou menos indicado.
Silhueta voluptuosa: para quem tem uma silhueta com mais curvas, o vestido de baile é perfeito para as camuflar. Esta silhueta, tal como a do vestido império, é excelente para minimizar as ancas, tornando a silhueta mais alongada. Para um peito maior, é indicada uma parte superior do vestido com decote em V ou em Halter.
Estatura pequena: o vestido de baile é sempre um vestido mais pesado, o que faz uma mulher de esturra mais baixa parecer mais robusta. O ideal para uma mulher de estatura mais baixa é um vestido em linha A porque cria uma silhueta mais alta e elegante.
Busto largo: quem tem um busto maior deve alongar a silhueta, e um vestido baile pode ser um bom aliado, se optar uma parte superior bem justa ao corpo, evitando padrões à volta desta zona para evitar chamar demasiado atenção para ela. Um decote redondo ou em V são perfeitos para beneficiar um busto maior.
Ancas largas: este tipo de vestido é excelente para camuflar umas ancas mais largas. Vestidos justos nas ancas devem ser evitados, como um vestido com corte de sereia. Um vestido de baile, também chamado de princesa, deve ser bem justo na parte de cima, tornando a parte inferior mais proporcional.
Silhueta magra: uma silhueta magra fica bem em quase qualquer corte de vestido de noiva, porém um vestido de baile cai-cai, pode ser uma excelente opção. Pode também optar por um vestido de baile pelo joelho, caso prefira um toque mais trendy.
Alguns exemplos de vestidos de noiva de baile (corte princesa):

Oscar de la Renta

Oscar de la Renta

Rosa Clará

Rosa Clará

Monique Lhuillier

Monique Lhuillier

Badgley Mischka

Badgley Mischka

RITUAL DA CERIMÔNIA RELIGIOSA DE CASAMENTO CATÓLICO


O ESTELLITA'S CERIMOMIAL ADOTA UM  CORTEJO DIFERENCIADO NA ENTRADA E SAÍDA

Ritual da cerimônia religiosa do casamento católico

Padre a realizar cerimónia de casamento religioso
Quer optem por casar no civil ou pelo religioso o resultado final legal é sempre o mesmo, a única diferença é que a cerimónia religiosa é acrescida dos rituais religiosos.
A cerimónia de casamento tem uma estrutura básica que poderá permanecer simples ou ser acrescentada com diversos detalhes que a tornarão mais pessoal.

Ritual básico da cerimônia religiosa

  • Procissão de entrada - CORTEJO DE ENTRADA
  • Início da celebração feito pelo sacerdote que celebra a cerimónia
  • Rito do Matrimônio (...sim aceito)
  • Encerramento da cerimônia pelo sacerdote
  • Assinaturas
  • Procissão de saída - CORTEJO DE SAÍDA

Procissão de entrada - CORTEJO DE ENTRADA

Para simbolizar “o encontro de duas vidas” a entrada no local da cerimónia é feita em alturas diferentes e muitas vezes por locais diferentes. Os noivos encontram-se em frente a quem mais amam e unem as suas vidas. Tradicionalmente, a procissão de entrada básica é:
  • O noivo entra com o padrinho pela porta lateral da igreja colocando-se ao lado direito do altar ficando o padrinho do seu lado direito.
  • Entram os pais do noivo que se sentam na primeira fila do lado direito da igreja.
  • Entra a mãe da noiva que se senta na primeira fila do lado esquerdo da igreja.
  • Entra a madrinha que se coloca no lado esquerdo do altar.
  • Antes da noiva, entra o menino das alianças seguido pela menina das flores.
  • Entra a noiva pela porta da frente ao lado esquerdo do seu pai, ou da pessoa que a acompanhar ao altar.
  • A noiva é entregue ao noivo, colocando-se ao seu lado esquerdo.
  • O pai da noiva dirige-se para o lado esquerdo da igreja, sentando-se na primeira fila, ao lado da mãe da noiva.

Início da celebração

Logo que todos estejam no seu devido lugar, depois de a noiva ter sido escoltada até ao altar pelo seu pai, e de se posicionar ao lado do seu futuro marido, o sacerdote dá início à cerimónia, anunciando que o momento que se seguirá terá como fim a união de duas pessoas à luz de uma cerimónia religiosa.

Rito do Matrimónio

O rito do Matrimônio é o pico da cerimónia de um casamento, o segundo sim mais importante na relação até este dia, pois o primeiro já foi proferido quando aceitaram casar. O rito do Matrimônio envolve uma promessa de intenções e de expectativas relativamente ao casamento. Esta parte da cerimónia, implica também a constatação da livre vontade das partes, das disposições de fidelidade e da aceitação e educação dos filhos. Estas promessas e expectativas devem ser levadas em consideração e com toda a seriedade que elas representam.

Diálogo antes do consentimento

Depois de dar inicio à celebração da cerimônia, o sacerdote interroga os noivos sobre a liberdade das suas vontades (liberdade de consentimento) e sobre as suas disposições de fidelidade, de aceitação e educação dos filhos.

União das mãos e consentimento

O sacerdote convida os noivos a expressarem o seu consentimento:

. “...prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.”, sendo estas palavras intenções e promessas que pretendem cumprir durante a união.

Aceitação do consentimento

De seguida o sacerdote faz a aceitação do consentimento “Confirme o Senhor, benignamente, o consentimento que manifestastes perante a sua Igreja, e Se digne enriquecer-vos com a sua bênção. Não separe o homem o que Deus uniu.”

Troca de alianças e beijo

Seguido do diálogo do consentimento surge a bênção e a troca das alianças que fundamentam o diálogo de promessas feito anteriormente. As alianças são colocadas no dedo anelar esquerdo. Ambos os noivos preferem as palavras “... recebe esta aliançam como sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” Por fim – tradição oriunda dos tempos romanos - este pacto é selado com um beijo.

Encerramento da cerimônia pelo sacerdote

O sacerdote responsável pela cerimônia profere algumas palavras e declara o casal como marido e mulher. A partir deste momento serão oficialmente Sr. e Sra.

Assinaturas

Independentemente de a cerimônia ser civil ou religiosa, na penúltima fase da cerimônia, os noivos e os dois padrinhos prestam as suas assinaturas no livro dos assentos da igreja como testemunhas de uma união acabada de celebrar, terminado desta forma a faceta legal do acontecimento.

Procissão de saída - CORTEJO DE SAÍDA

A porta de saída está à espera, bem como toda a família e amigos para saudar e celebrar o dia com muita animação e felicidade.

Depois das assinaturas a procissão de saída é feita da seguinte forma:
  • Sai a noiva pelo braço direito do noivo